ESG – Momento oportuno para seguir essa direção?

Imagem: ESG – Uma nova direção

Nós, em nossas organizações pessoais e profissionais, seja na área pública ou privada, precisamos expandir a consciência de que o ambiente em que atuamos é um organismo vivo e que necessita de constantes diagnósticos, avaliações e redirecionamentos, tanto no planejamento, como na estratégia.

Organizando passos e rotina, estando sempre de olho se está tudo no lugar o que planejou, podemos buscar mais, olhando para o que está acontecendo no mundo afora e trazermos para nossa realidade, sempre diagnosticando e traçando paralelos entre o que fazemos e o que o mundo busca. Parece simples, mas esse básico muitas vezes não é aplicado, e assim perdemos tempo, o nosso bem mais precioso. Por isso aqui quero dar luz a uma das pautas de impacto, pois estamos num momento oportuno para seguirmos esse norte.

A ONU, em 2015, pautou o mundo com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, por meio dos seus 17 objetivos, popularmente conhecido como ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável). O tripé sustentável está em harmonizar Ambiental, Social e Econômico.

O ambiente financeiro global, onde há trilhões de dólares buscando rentabilidade segura já deu o recado: só colocarão dinheiro em empresas que tenham investimentos sustentáveis e socialmente responsáveis, que respeitem a questão ambiental e as normas de governança corporativa, e que de uma forma unificada, holística, tenham uma integração nos aspectos econômicos, financeiros, sociais, éticos e de sustentabilidade. Isso já tem um nome, aliás, uma sigla: ESG – Environmental (Ambiental), Social, Governance (Governança).

Nós precisamos nos atentar quem tem isso em sua essência, no seu DNA ao longo de sua história, levando a sério seus princípios como propósito, diferenciando dos que se definem seguidores dos princípios ESG, mas estão apenas se adaptando à narrativa, pois somente o fazem de forma oportunista, sem responsabilidade e sem cultura de sustentabilidade, atrás do cheiro do dinheiro para abocanhá-lo. São apenas de fachada, ESG de retórica.

Não vim aqui me aprofundar tecnicamente neste tema, mas com certeza ele está a cada dia mais latente e ganhando força. Espero que de fato trilhões de dólares sejam investidos em atitudes com esses princípios, pois ganhando escala no propósito, iremos ter um mundo melhor. Eu acredito!

Por: FABRICIO CARUSO, paulistano, 39 anos.
Jornalista, formado em Gestão Pública, MBA Relações Institucionais (Ibmec/DF) com ênfase de Gestão e Estratégia Política (Washington DC, EUA), Estrategista Político.
Foi responsável por Relações Institucionais e Comunicação Estratégica em Governos e Negócios. Atuou em projetos ligados a ESG para Grupo de Fundos de Investimentos, para o Comitê Paulista da Copa do Mundo 2014, criação de Frente Parlamentar no Congresso Nacional, e Fundou Clube do Marketing Político, o CAMP Brasil.
Ocupou posições estratégicas como Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Casa Civil e Relações Institucionais no GDF; Secretarias da Cultura e da Educação no Governo do Estado de SP; Chefia da Subprefeitura de Pinheiros, Operação Urbana Faria Lima, diretoria na Secretaria de Esportes e Gabinete do Prefeito na Prefeitura de SP.
Coautor dos livros: “Da Lava-Jato à Sétima República, 2019” e “Marketing Político no Brasil, 2022”, colunista do Jornal Diário de S. Paulo. Professor da escola política RenovaBR. Diretor do Nacional Atlético Clube, o Primeiro time de Futebol do Brasil.

É fundamental que empresas e empresários adotem os princípios ESG em suas ações diárias, pois eles vieram para ficar em nosso mundo e nas organizações. Com a demanda por investimentos sustentáveis e socialmente responsáveis, estamos em um momento oportuno para isso. A Moka21 ajuda sua empresa a implementar práticas alinhadas aos princípios ESG. Vamos juntos contribuir para um mundo mais sustentável e responsável socialmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir conversa
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?